Cheia no Amazonas deixa quatro cidades em situação de emergência

Quatro municípios do Amazonas estão em situação de emergência devido à cheia dos rios e outros 8 estão em estado de alerta segundo dados da Defesa Civil. No estado, os rios começam o processo de cheia entre outubro e novembro, após o fim da seca. Os níveis costumam subir progressivamente até o mês de junho, quando atingem a extremidade. Dos 4 municípios em situação de emergência, 3 são banhados pelo rio Juruá. Os municípios em emergência são Carauari, com a cota de cheia em 28,32 metros; Eirunepé, com 16,54 metros; Itamarati, 20,70 metros; e Jutaí, com 20,86 metros.

Por Agencia Brasil
1 Min

Quatro municípios do Amazonas estão em situação de emergência devido à cheia dos rios e outros 8 estão em estado de alerta segundo dados da Defesa Civil. 



No estado, os rios começam o processo de cheia entre outubro e novembro, após o fim da seca. Os níveis costumam subir progressivamente até o mês de junho, quando atingem a extremidade. 



Dos 4 municípios em situação de emergência, 3 são banhados pelo rio Juruá. Os municípios em emergência são Carauari, com a cota de cheia em 28,32 metros; Eirunepé, com 16,54 metros; Itamarati, 20,70 metros; e Jutaí, com 20,86 metros.



Já entre os 8 municípios em estado de alerta, 4 pertencem à calha do Rio Purus, 3 à calha do Rio Juruá e apenas 1 a do Alto Solimões. São eles Canutama, Envira, Guajará, Ipixuna, Juruá, Lábrea, Tapauá e Pauini.

 


1:02

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2026-03/cheia-no-amazonas-deixa-quatro-cidades-em-situacao-de-emergencia


FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2026-03/cheia-no-amazonas-deixa-quatro-cidades-em-situacao-de-emergencia
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redeglobaltv.com.br/.